Jardim de Inverno - Kristin Hannah
Olá leitores.
Hoje trago à vocês uma resenha muito especial.
Esse livro foi um indicação de uma amiga muito importante na minha vida, e me arrisco a dizer que foi o melhor livro que já li até hoje.

Porém, elas não esperavam que Anya iria reagir de forma tão negativa, e a partir desse dia, a relação entre elas ficou bem difícil.


Mas ela não sabia que seu pai antes de morrer, fez Nina prometer que ia fazer a mãe voltar a contar o conto e, até o fim.

Ela narra através de um conto, como foi sua vida durante o Cerco de Leningrado, que aconteceu de setembro de 1941 a janeiro de 1944 nas batalhas travadas durante a Segunda Guerra Mundial.
Sobre o Cerco de Leningrado:
Ao longo de quase 900 dias, a cidade soviética de Leningrado foi privada de seu acesso à água tratada, energia elétrica e, principalmente, comida, sendo deixada pelos nazistas à própria sorte. Os relatos que contam o drama da população evidenciam o lento sofrimento proporcionado pela falta de alimento.
O cerco de Leningrado desenvolveu-se nos cenários de guerra da disputa travada entre Alemanha Nazista e União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial.
A invasão alemã tinha como objetivo central promover a destruição do bolchevismo, escravizar a população eslava e utilizar sua força de trabalho para sustentar a população germânica no imaginado “espaço vital”.
O cerco dos alemães sobre Leningrado iniciou-se com pesados bombardeios sobre a cidade, que, inclusive, foram responsáveis por destruir os armazéns que estocavam alimentos suficientes para alimentar a cidade por seis meses. Mais de 01 milhão de pessoas morreram durante esses bombardeios.
Por fim, os exércitos alemães posicionaram-se de maneira que ninguém saía e nem entrava de Leningrado, a fome tornou-se comum.
A falta de alimento fez com que a população de Leningrado, em desespero, passasse a consumir todo tipo de alimento possível.
O sofrimento e o desespero pela falta de alimentos despertaram o pior em muitas pessoas. Durante o tempo de cerco, foram registrados cerca de dois mil casos de canibalismo.
No auge da falta de alimentos em Leningrado, chegaram a morrer cerca de 20 mil pessoas por dia por causa da fome, disseminação de doenças pelo enfraquecimento do corpo, uso de água não tratada e frio.
O cerco a Leningrado estendeu-se até o dia 27 de janeiro de 1944 e só se encerrou com o recuo das forças alemãs – retrato do enfraquecimento das forças nazistas ao longo da guerra.


-processo de luto
-crise no casamento
-crise existencial
Entre outros.


Minha nota é 5

Ficha Técnica:




Sobre a autora:
KRISTIN HANNAH é autora de mais de 20 livros, que foram traduzidos para 43 idiomas e venderam mais de 17 milhões de exemplares no mundo, sendo mais de 2 milhões apenas de Os quatro ventos. Pela Editora Arqueiro, já publicou também Tempo de regresso, A grande solidão, As coisas que fazemos por amor, As cores da vida, O caminho para casa, Quando você voltar e O Rouxinol.Kristin tem um filho e mora com o marido no noroeste dos Estados Unidos e no Havaí.
Outras obras:
Até a próxima Leitura.
Referencias:
Site Brasil Escola
BEEVOR, Antony. A Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Record, 2015, p. 233.
HASTINGS, Max. Inferno: o mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, 183-184.
Idem, p 185.
BEEVOR, Antony. A Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Record, 2015, p. 329.
Idem, p. 274.
HASTINGS, Max. Inferno: o mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, 188.
Site Amazon
Site Editora Arqueiro
Comentários
Postar um comentário