Jardim de Inverno - Kristin Hannah



 
Olá leitores.

Hoje trago à vocês uma resenha muito especial.
Esse livro foi um indicação de uma amiga muito importante na minha vida, e me arrisco a dizer que foi o melhor livro que já li até hoje. 

👉Em meados dos anos 2000 e no primeiro capítulo, conta um pouco sobre a história da família Whitson, onde em uma noite de Natal, as meninas Meredith e Nina, juntas com seu pai, prepararam uma surpresa uma peça baseada no conto que Anya contava pra suas filhas antes de dormir.
Porém, elas não esperavam que Anya iria reagir de forma tão negativa, e a partir desse dia, a relação entre elas ficou bem difícil.
📚Após alguns anos, Meredith, já casada e com filhas, cuida do pomar e dos negócios da família, e Nina uma renomada fotógrafa, vive em campo atrás de grandes reportagens.
😔A família se une novamente quando o pai delas está muito doente. Após a morte de seu pai, Meredith tem a difícil tarefa de cuidar da mãe já de idade e em um processo muito difícil do luto.
Mas ela não sabia que seu pai antes de morrer, fez Nina prometer que ia fazer a mãe voltar a contar o conto e, até o fim.
🤔Após várias tentativas, Nina enfim consegue convencer sua mãe, e a partir daqui os capítulos passam a ser intercalados em presente e passado e volta à Rússia e conta a difícil história da vida de Anya. 
Ela narra através de um conto, como foi sua vida durante o Cerco de Leningrado, que aconteceu de setembro de 1941 a janeiro de 1944 nas batalhas travadas durante a Segunda Guerra Mundial. 



Sobre o Cerco de Leningrado:
Ao longo de quase 900 dias, a cidade soviética de Leningrado foi privada de seu acesso à água tratada, energia elétrica e, principalmente, comida, sendo deixada pelos nazistas à própria sorte. Os relatos que contam o drama da população evidenciam o lento sofrimento proporcionado pela falta de alimento.
O cerco de Leningrado desenvolveu-se nos cenários de guerra da disputa travada entre Alemanha Nazista e União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. 
A invasão alemã tinha como objetivo central promover a destruição do bolchevismo, escravizar a população eslava e utilizar sua força de trabalho para sustentar a população germânica no imaginado “espaço vital”. 
O cerco dos alemães sobre Leningrado iniciou-se com pesados bombardeios sobre a cidade, que, inclusive, foram responsáveis por destruir os armazéns que estocavam alimentos suficientes para alimentar a cidade por seis meses. Mais de 01 milhão de pessoas morreram durante esses bombardeios.
Por fim, os exércitos alemães posicionaram-se de maneira que ninguém saía e nem entrava de Leningrado, a fome tornou-se comum. 
A falta de alimento fez com que a população de Leningrado, em desespero, passasse a consumir todo tipo de alimento possível.
O sofrimento e o desespero pela falta de alimentos despertaram o pior em muitas pessoas. Durante o tempo de cerco, foram registrados cerca de dois mil casos de canibalismo.
No auge da falta de alimentos em Leningrado, chegaram a morrer cerca de 20 mil pessoas por dia por causa da fome, disseminação de doenças pelo enfraquecimento do corpo, uso de água não tratada e frio.
O cerco a Leningrado estendeu-se até o dia 27 de janeiro de 1944 e só se encerrou com o recuo das forças alemãs – retrato do enfraquecimento das forças nazistas ao longo da guerra.


📚Confesso que cada vez que o livro trazia esses momentos, precisei respirar fundo. A autora narra com uma maestria todos os fatos, que faz o leitor ter a sensação de fazer parte da cena.  Cada parte em que Anya começa contar o conto, muitos detalhes da vida dela que nenhuma das filhas sabia. Todo sofrimento, toda dor e angustia que ela sentiu, faz você entender porque, lá no começo do livro,  Anya era tão fechada e tão distante.
📚O livro é cheio de personagens extremamente fortes e com superações como: 
-processo de luto
-crise no casamento 
-crise existencial 
Entre outros.

⭐️O final é surpreendente. Tem uma reviravolta maravilhosa que te faz respirar de alívio após tantos capítulos fortes. 
💙Aprendi muito com Anya guardo esse livro no meu coração.
Minha nota é 5⭐

Ficha Técnica:
📚 Jardim de Inverno
📚Autora Kristin Hannah
📚490 páginas.
📚Editora Novo Conceito.️

Sobre a autora:

KRISTIN HANNAH é autora de mais de 20 livros, que foram traduzidos para 43 idiomas e venderam mais de 17 milhões de exemplares no mundo, sendo mais de 2 milhões apenas de Os quatro ventos. Pela Editora Arqueiro, já publicou também Tempo de regresso, A grande solidão, As coisas que fazemos por amor, As cores da vida, O caminho para casa, Quando você voltar e O Rouxinol.Kristin tem um filho e mora com o marido no noroeste dos Estados Unidos e no Havaí.

Outras obras:






Até a próxima Leitura.


Referencias:
Site Brasil Escola
BEEVOR, Antony. A Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Record, 2015, p. 233.
HASTINGS, Max. Inferno: o mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, 183-184.
Idem, p 185.
BEEVOR, Antony. A Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Record, 2015, p. 329.
Idem, p. 274.
HASTINGS, Max. Inferno: o mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, 188.
Site Amazon
Site Editora Arqueiro




Comentários

Postagens mais visitadas