Tolkien Day

 Você sabe o que é comemorado no dia 25 de março dentro do universo literário?



Hoje trago a vocês amigos leitores um post especial de um autor que tenho muito carinho e admiração. Desde que descobri suas obras, tive a certeza que fantasia seria meu gênero literário da vida.
E escolhi a data de hoje para publicar esse post com muito carinho, afinal, você sabia que dia 25 de março é comemorado o Tolkien Day?
Sim, temos um dia dedicado ao incentivo à leitura das incríveis obras de J.R.R. Tolkien.
Essa data foi escolhida por ser o dia da queda de Sauron em "O Senhor dos Anéis". Em 2002, o jornalista Sean Kirst entrou em contato com a Tolkien Society afim de saber se havia alguma data, mesmo que informal, para leitura das obras do autor, os membros da sociedade gostaram da ideia e instituíram o dia 25 de março como o Dia de Ler Tolkien (Tolkien Readind Day, no original).
A Tolkien Society foi criada por fãs admiradores do autor e é uma instituição de caridade educacional e sociedade literária dedicada ao estudo e promoção da vida e obra do autor e acadêmico J. R. R. Tolkien. Começou informalmente em 1969 e realizou sua reunião inaugural em 1970. 
A STB (Sociedade Tolkien Brasileira) Fundada em 1996, a Sociedade de Tolkien Brasileira atua como perpetuadora, propagadora e promotora das obras do escritor e professor.
Tolkien é conhecido pela maravilhosa história de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, criador de um universo único, tornando-se  ídolo de inúmeros fãs pelo mundo, totalmente apaixonados por um mundo de fantasia único, completo e lindo.
Atualmente, até a data deste post, a editora britânica HarperCollins, que iniciou suas atividades no Brasil em 2017 readquiriu os direitos de publicação das obras de J.R.R. Tolkien no país, que até então pertenciam à Editora Martins Fontes. A negociação com os herdeiros de Tolkien durou cerca de um ano, mas por fim estes foram convencidos da intenção de reposicionar a marca no país, lançando toda a obra com nova roupagem e maior atenção aos detalhes, além de se comprometerem a publicar da forma que for determinado. O catálogo da editora já conta com mais 30 obras lançadas aqui no Brasil com títulos inéditos.

VIDA E HISTÓRIA DO AUTOR:

Mas quem foi Tolkien?
John Ronald Reuel Tolkien, conhecido como J. R. R. Tolkien, nasceu em Bloemfontein, África do Sul, em 3 de janeiro de 1892, viveu na África do Sul até a morte de seu pai em 1896. Nesse mesmo ano mudou com sua mãe e seu irmão para a cidade de Birminghan, na Inglaterra.
Com a  conversão de sua mãe  para o catolicismo Tolkien também se tornou um católico fervoroso. Em 1908 ingressou no Exeter College, da Universidade de Oxford e logo mostrou interesse pela filologia e por antigas sagas e lendas nórdicas.
Em 1904, após a morte de sua mãe, Tolkien e seu irmão foram entregues aos cuidados do padre jesuíta Francis Xavier Morgan que Tolkien mais tarde o descreveu como um segundo pai.
Especializou-se em línguas Anglo-Saxônicas, língua alemã e literatura clássica na Universidade de Oxford. Em 1914 alistou-se no Lancashire Fusilieres. 
Em 1916 casou-se com Edith Bratt. Depois de servir na Primeira Guerra Mundial, continuou seus estudos de Linguística na Universidade de Leeds. Entre 1925 e 1945 lecionou língua e literatura anglo-saxônica na Universidade de Oxford, quando se especializou em literatura medieval.
Seu interesse por mitos e pelo mundo medieval também marcaram sua obra e sua filosofia. A simbologia de seus escritos teve profundas influências desses campos que estudou. Um dos pensadores mais influentes para a biografia de Tolkien foi G.K. Chesterton. Suas obras literárias e filosóficas contribuíram para os escritos do criador de O Senhor dos Anéis. Suas obras seguiram esse mesmo caminho. Em um verão, Tolkien corrigia provas de seus alunos, tarefa que ele considerava enfadonha, e em uma das provas recebeu uma que continha uma folha em branco. Nessa folha, ele escreveu: “Num buraco no chão, vivia um Hobbit”.
 

O autor ainda não sabia o que eram os Hobbits, ou qual papel teriam, mas foi assim que começou a história de uma de suas obras primas. Em 1937, a jornada de Bilbo Bolseiro conquistou o mundo apresentando o fantástico mundo da Terra Média, repleto de elfos, magos, anões, dragões, hobbits e orcs, Gandalf é um dos personagens mais icônicos da obra de Tolkien. O sucesso da obra foi enorme, mas, ainda era uma obra infantil e Tolkien almejava algo maior, então a saga Senhor dos anéis foi escrita entre 1937 e 1949.
A trilogia se situa alguns anos depois dos eventos protagonizados por Bilbo Bolseiro. Dessa vez, Frodo Bolseiro é convidado a uma jornada que poderá definir o futuro da Terra Média que está sob ameaça das forças do mal.

“O Senhor dos Anéis obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconscientemente no início, mas conscientemente na revisão.” (J. R. R. Tolkien – Carta para Robert Murray, SJ, 02 de dezembro de 1953“A magia do Belo Reino não é um fim em si mesma, sua virtude reside em suas operações — entre elas está a satisfação de certos desejos humanos primordiais. 
Assim, uma história poderá tratar da satisfação desses desejos com ou sem a interferência de máquinas ou de magia, e na medida em que tiver sucesso se avizinhará da qualidade de histórias de fadas e terá seu sabor”.

Para Tolkien, a principal importância dos contos de fadas e das fantasias é revelar aspectos e belezas da vida, da realidade, e levar as pessoas a encontrarem e descobrirem o bem.
Em 28 de agosto de 1973, Tolkien se sentiu mal durante uma festa, e  descobriu-se que ele tinha uma infecção no peito. Aos 81 anos de idade, no dia 2 de setembro de 1973, J.R.R. Tolkien vem a óbito na Inglaterra.

Tolkien será eterno nas vidas dos leitores apaixonados pela alta fantasia, e de universo único.

Atualmente, além dos livros, os fãs podem contar  com as adaptações para as telinhas de três longas com a trilogia de O Senhor dos Anéis,  dirigida por Peter Jackson, vencedora de 17 estatuetas do oscar, com trinta indicações,  e você pode assistir com versão estendida na rede de streaming Max, logo após,  O Hobbit também foi adaptado para as telinhas, com três longas,  e com intuito de trazer uma prequel de O Senhor dos Anéis para mostrar como a guerra começou. 
E, recentemente a Prime Vídeo lançou em 2022, uma série  trazendo como sinopse o drama épico que se passa milhares de anos antes de A Sociedade do Anel, tem foco em um momento da história em que grandes poderes foram forjados, reinos ascenderam e também ruíram, ao mesmo tempo em que heróis foram testados e tiveram a esperança quase aniquilada pelo grande vilão do universo de Senhor dos Anéis, a série já está com a segunda temporada pronta e com data provável de estreia em junho deste ano. 

Te conto mais sobre essas histórias e em quais livros você encontra todas elas no próximo post, além de trazer à vocês a ordem de leitura desse universo magnifico que Tolkien nos deixou de presente.
Fico por aqui desejando à vocês um excelente Tolkien Day.

Comentários

Postagens mais visitadas